PR NATANAEL RINALDI
.......................................................................................................................................................................
Quem é Natanael Rinaldi?
 
O PESQUISADOR
Nasci numa família presbiteriana. Como é sabido que Deus nao tem netos e sim filhos, nao era pessoa nascida de novo, experiencia essa indispensável para quem quer nao só conhecer mas entrar no reino de Deus, como prescreveu Jesus a Nicodemos (Jo 3.1-7). Essa experiencia veio ocorrer mais tarde só na adolescencia. E assim foi na Assembléia de Deus que tive meus primeiros tempos de vida crista. Na Igreja Presbiteriana tive um bom conhecimento bíblico, mesmo sem conversao e quero deixar claro que a Igreja Presbiteriana nao teve nenhuma culpa nessa situaçao de nao ter tido essa experiencia indispensável a todo o cristao. (2 Co 5.17)

PRIMEIROS ENVOLVIMENTOS COM AS SEITAS
Como é comum ocorrer em quase todas as igrejas evangélicas, os membros dessas igrejas passam a maior parte do seu tempo na ignorância completa dos ensinos doutrinários fundamentais das suas respectivas igrejas como também ignoram totalmente os ensinos heréticos das seitas, que, para a maioria dos evangélicos, até parecem melhores crentes dos que eles próprios. Nao é com espanto que os evangélicos recebem as testemunhas de Jeová em suas casas admirando-as pela sua perseverança em bater de porta em porta oferecendo suas revistas e livros num esforço sobre-humano? Nao veem os evangélicos os adventistas tendo o Sábado como dia de guarda abstendo-se de atividades comuns demonstrando assim um profundo respeito pela guarda do dia como meio de salvaçao? Nao elogiam os espíritas pelas obras de caridade que praticam em muito maior escala do que os evangélicos com escolas para crianças, prato de sopa para os pobres, abrigo para os que nao tem casa e expondo seu eslogam, "Fora da Caridade nao existe salvaçao' expressao essa com que muitos evangélicos concordam justificando até com o texto de Tiago 2.17, "Assim também a fé, se nao tiver obras, por si só está morta".

ENVOLVIMENTO COM OS ADVENTISTAS
Ainda na ignorância do que ensinavam as seitas como os demais evangélicos, tive o meu contato com os adventistas admitindo que eles só eram diferentes de nós no que concerne a guarda do sábado. No demais, eram tao genuinamente evangélicos como nós. Isso nao era verdade, mas quem me iria orientar? O que sabiam os pastores acerca dos adventistas senao que eu sabia? Comecei logo a cooperar na obra de Deus visitando os irmaos em suas casas e marcando cultos nas suas residencias, a medida que a oportunidade se oferecia. Já estava com a idade de 23 anos de idade, casado, quando abrimos uma congregaçao num bairro da cidade de Santos, conhecido como Areia Branca. O trabalho por nós iniciado estava sendo solapado pelos adventistas que descobrindo as casas dos novos convertidos faziam seu trabalho de proseletismo, ensinando que ter o dia de Domingo como dia do Senhor significava receber o sinal da besta - o 666 - de Ap 13.18. Já pensou um crente novo na fé ser visitado por alguém que se dizia crente e que assinalava que o '666' representava a inscriçao Vicarius Filii Dei cuja soma das letras em algarismo romanos dava esse número 666. Além disso, ofereciam estudos bíblicos no livro do Apocalipse. Julgavam que ninguém mais poderia interpretar o livro do Apocalipse. E assim os adventistas tinham zombavam dos demais evangélicos como crentes analfabetos nesses assuntos e se mostravam vitoriosos. Ninguém podia enfrentá-los. E eu? Também me achava como os demais. Era entao desafiado pelos adventistas que iam a minha porta desafiar-me para debates sobre os pontos opostos. Nossos irmaos eram convidados para debates em reunioes marcadas pelos adventistas sendo informados de que eu estaria presente para fazer a defesa deles das nossas crenças. Se nao fosse, estaria mostrando fraqueza e mostrando que nao estava com a verdade. Se fosse despreparado, seria ridicularizado pelos adventistas. Era o que eles queriam e assim ganhar adeptos. Confesso: fiquei apavorado.

MEUS PRIMEIROS ESTUDOS
Resolvi enfrentar o problema. Mas, como? Foi quando adquiri o livro Sabatismo a Luz da Palavra de Deus, de Ricardo Pitrovski, publicado pela JUERP. Devorava o livro, acordando as quatro horas da manha diariamente e estudando o livro até as 7,30 horas, quando, entao saia para o trabalho. Comecei os primeiros debates enfrentando obreiros adventistas por duas, tres ou quatro horas. Certa ocasiao os adventistas prepararam uma armadilha para mim. Prepararam um debate em casa de um de nossos irmaos e trouxeram um pastor para o debate. Ficamos debatendo das 18,00 horas até a 00,00 hora (meia noite). Nesse tempo as testemunhas de Jeová eram praticamente desconhecidos na Baixada Santista.

MUDANÇA PARA SAO PAULO
Depois de aposentado, fui morar em Sao Paulo ministrando aulas sobre seitas em escolas seminários e evangélicos. No ano de 1983 chegou a Sao Paulo ilustres diretores do Instituto Cristao de Pesquisas nos Estados Unidos, tendo a frente o eminente apologista Walter Martin, fundador e diretor presidente do ICP. Ministraram na ocasiao um seminário sobre seitas, talvez o primeiro realizado no Brasil. Nessa ocasiao todos os alunos dos seminários existentes em Sao Paulo (Capital) e cidades vizinhas, eu, que ministrava aulas sobre seitas na ESTE.(Escola Superior de Teologia Evangélica), na cadeira de Seitas Heréticas, também fui convidado. No momento entre as palestras ministradas pelos visitantes da outra América, faltou um preletor dado que os presentes já haviam terminadas suas participaçoes e entao fui chamado as pressas para ministrar uma hora de palestra dentre muitos professores presentes. Foi para mim uma surpresa mas como era estudioso dei com exito a palestra. Respondi perguntas das pessoas presentes e por fim, fui convidado para integrar a fundaçao do ICP no Brasil como pesquisador.

CHEGADA DE PESQUISADOR DO EXTERIOR
Com o estabelecimento do ICP no Brasil foi mandado de lá um pesquisador por nome Paul Carden com quem convivi por vários anos. Livros e mais livros preciosos sobre seitas formavam a biblioteca do ICP, a que tive acesso livre. Estudos intensos se processavam. Debates com adeptos de seitas em locais públicos principalmente com as testemunhas de Jeová que tinham seu local de propaganda na Praça Ramos de Azevedo em Sao Paulo. Finalmente como preletor sobre seitas conhecido em todo o Brasil é tido como um dos maiores apologistas do Brasil. O pesquisador Natanael Rinaldi é formado em Direito pela Faculdade de Direito de Bragança Paulista, no Estado de Sao Paulo. Dois anos de estudos teológicos na Faculdade Teológica Batista de Sao Paulo. Sobretudo, o conhecimento do Pesquisador Natanael Rinaldi nao é só o adquirido em estudos, mas numa batalha de corpo a corpo com adeptos de seitas nas casas, nas praças em debates acirrados. A partir de agora voce vai escutar as respostas sobre seitas específicas dadas pelo pesquisador Natanael Rinaldi e assim obter conhecimentos que voce por iniciativa própria levaria tempos infindos para aquirir. Vale a pena escutá-lo.

 
Voltar - Subir a Pagina - Imprimir
Iepaz.com Powered By Logic Invent
| Quem Somos | Cremos | Eventos | Estudos Biblicos | Seitas e Heresias | IEpaz Kids | Louvor | Multimídia |